02 dezembro, 2010

Potássio previne osteoporose na menopausa

Ingerir alimentos ricos em potássio, como bananas, tomates e suco de laranja, podem ajudar a prevenir a osteoporose em mulheres na pós-menopausa reduzindo as perdas de cálcio, conforme um estudo da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF).

O consumo excessivo de sal por mulheres na pós-menopausa mostrou aumentar o nível de minerais ósseos excretados pela urina, embora o sal não pareça atingir mulheres ou homens mais jovens, disse a autora do estudo, a Dra. Deborah Sellmeyer, professora de endocrinologia e metabolismo.

Enquanto os benefícios do cálcio na dieta e da vitamina D na preservação da densidade óssea estão estabelecidos, o estudo da UCSF é o primeiro a examinar o papel do potássio na prevenção da perda de densidade óssea exagerada através da dieta rica em sal.

No estudo da UCSF, 60 mulheres saudáveis na pós-menopausa foram colocadas em uma dieta com baixa quantidade de sal (2 gramas ao dia) durante três semanas, enquanto seus níveis de cálcio excretado eram medidos. O nível de NTX excretada, uma proteína óssea, também foi medido. Um maior nível de NTX indica que as mulheres estão sob um risco maior de fraturas.

Ao final de três semans, todas as participantes foram colocadas em uma dieta com alta quantidade de sal (9gramas ao dia). A metade delas recebeu um suplemento de potássio e a outra metade recebeu um placebo. Elas continuaram com a dieta rica em sal por mais quatro semanas. Ao final do estudo, os pesquisadores foram capazes de comparar os resultados das dietas de alta e baixa quantidade de sal de cada mulher individualmente. Eles também foram capazes de comparar a perda de cálcio e de NTX entre o grupo do placebo e o grupo que recebeu o potássio. A perda de cálcio aumentou em 33% nas mulheres que tomaram o placebo, porém diminuiu em 4% no grupo do citrato de potássio.

Para as mulheres que tomaram o placebo, a excreção de NTX aumentou em 23%, contudo, nas mulheres que tomaram o citrato de potássio, a excreção aumentou em 7.5%, sugerindo que seus ossos continuaram mais saudáveis do que os ossos das mulheres que receberam somente o placebo. "Quando elas saíam de uma dieta com baixa quantidade de sal para uma dieta de alta quantidade de sal, não havia mudanças", disse Sellmeyer. Porém, a dieta com uma maior quantidade de sal aumentou a excreção do cálcio urinário nas mulheres que receberam somente o placebo, e seu aumento da excreção de cálcio foi associado ao aumento da NTX, sugerindo efeitos esqueléticos, disse o autor.

A dosagem de potássio utilizada no teste foi de 3.5 gramas diárias, ou aproximadamente a quantidade de 10 bananas. Outros alimentos ricos em potássio incluem espinafre, melão e batatas.

Fonte: Universidade da Califórnia, SaúdecomCiência.com